Hoje, dia 15 de Julho, é celebrado Internacionalmente o Dia dos Homens.
Segundo a Wikipédia, o
Dia dos Homens "é uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na famílias e no casamento, e na criação dos filhos."Ok, muito bonito… mas todos sabemos que foi criado esse dia apenas porque existe o Dia das Mulheres. Não engulo muito bem esta história de "Dia dos Homens" simplesmente porque o Dia das Mulheres foi criado por um motivo BEM justo. Você sabe o motivo, não?
Foi no dia 8 de março de 1857 que operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até
um terço do salário de um homem, para executar
o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi
incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
E este foi apenas um dos exemplos de como as mulheres eram tratadas. Mulher não tinha valor algum. Mulheres só serviam pra cozinhar, limpar a casa e cuidar dos filhos e marido. E assim a mulher foi reprimida, sem direito a voto, opinião, educação.
"Calada! Afinal, você é apenas uma mulher."Não sou feminista, mas vamos lembrar de uma coisa, sociedade: mulheres sofreram e ainda sofrem grande preconceito e sofrimento. Deus criou Eva da costela de Adão e não do pé. Mas a sociedade colocou a mulher aos pés dos homens e a usou de capacho durante anos. Isso já mudou muito, mas ainda há muito o que fazer!
Se o Dia do Homem foi criado para combater o sexismo então é isso que eu quero ver!
Igualdade entre os sexos. Porque todos somos criados por Deus. E o homem não é mais nobre que a mulher nem a mulher mais nobre que o homem. Todos merecem direitos iguais na saúde, educação, trabalho etc.