14.2.11

Dicas Para Tirar Autorretratos

1/365. Um ano com muito amor.
Hoje em dia com a facilidade de de ter uma câmera todo mundo tem se aventurado a dar uma de "fotógrafo". Tem gente que (como eu) gosta tanto da coisa que começa a se aprofundar no assunto, mesmo que por hobbie. Ai passa a tirar foto de tudo buscando melhorar sua técnica e até investe em equipamento melhor. Eu pessoalmente amo muito fotografia e amo a minha Canon Rebel XTi.
Um dos estilos de foto mais explorados pela galera é o autorretrato (também conhecido como self-portrait). Consiste no que o nome diz: foto na qual você é o assunto, tirada por você mesmo. Eu também gosto bastante deste estilo de foto. E, saber tirar foto de você mesmo é bem útil quando você tem "aquela idéia" mas não tem gente que tope posar pra sua foto.

Seja para qual o propósito que você quer tirar fotos de si mesmo (seja para aprimorar técnicas fotográficas, seja para melhorar suas fotinhas no orkut), aqui vai algumas dicas para você tirar lindos autorretratos.

Pense na foto antes

Nada de ficar tirando foto que nem louco e depois ver qual ficou boa. Quando fazemos isso só uma de duzentas fica realmente boa.
Pense antes em qual mensagem você quer transmitir. Como você quer parecer. Que pose você pode fazer. Pense! Use sua criatividade.
Nesta etapa é essencial conhecer o seu próprio corpo, saber como você realmente é e qual é o seu melhor ângulo (todo mundo tem um, descubra o seu!)

Pense em algo novo!

Você já se deparou com um álbum de alguma garota que tem 30 fotos mas todas iguaizinhas. Eu sei que já! Nada mais entediante que isso. Antes selecionar a melhor destas 30 e deixar apenas uma. Não tem criatividade? Busque referências! São muitos os sites que você pode fazer isto.

Use o timer e o tripé!

Seu braço não é tão extenso. E já deu de foto "compre esta câmera" no espelho. Sua câmera deve ter um timer (procure no manual para saber). Ajuste o timer, corra para a posição, faça a pose e xis! Se você não tiver tripé, use alguma outra base fixa alternativa. Pode ser móvel, escada ou qualquer outra coisa que esteja por perto.

Faça testes antes.

Use seu ursinho de pelúcia, seu travesseiro ou até um "modelo" alternativo. Deixe o objeto na posição que você deverá estar e ajuste o foco, a cor, abertura do obturador e todas as coisas que você ajusta em uma foto normal. Tire uma foto para ver se está tudo ok e, bora pra frente da câmera!

A foto não ficou como você queria?

Faça de novo! Ajuste o que tem que ajustar e repita o processo. Geralmente demora um pouco para o resultado ser satisfatório. Ainda mais se você for perfeccionista como eu.

Bom, é isto. Espero que gostem das dicas. Boas fotos! Postem algumas nos comentários. *---*

Artigo foi escrito com base em minha própria experiência e neste artigo do blog Dicas de Fotografia

Um comentário:

  1. Eu como aspirante a fotografa amei as dicasss!!!
    Na verdade quero aproveitar para me deculpar com meus amigos que vem sendo assediados com minha camera o tempo inteiro! Sorry!!hahaha
    bjuss

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após moderação.

Deixe um recado (: